RECURSOS POTRERO DIGITAL-07.png

Perguntas frequentes

Que requisitos preciso cumprir para o curso da Campinho Digital?


• Ter 18 anos completos antes do início do curso. Não há idade máxima para começar a estudar. • Ter concluído o ensino médio. • Ter conhecimentos mínimos prévios em informática (como acessar a Internet, gerenciar arquivos no Drive, ambiente Google, etc.) • Desejar obter trabalho e rendimento através da aplicação das competências digitais adquiridas no curso. • Não ter meios econômicos e possibilidades econômicas de acessar outras opções de formação. • Ter disponibilidade para participar das aulas ao vivo (online) e se dedicar aos estudos.




Que especializações são oferecidas?


Existem 4 especializações: Marketing Digital, Programação Web Full Stack, Gestão de E-commerce e Marketplaces e Soluções na Nuvem (você deve escolher 1 das 4 formações). Além da especialização, você deve cursar Habilidades Socioprodutivas e Inglês Digital.




Qual é a carga horária semanal?


- Soluções na Nuvem, especificamente, é oferecido em formato de bootcamp, ou seja, serão 12 semanas de curso com carga horária de 40h semanais (8h por dia). - Programação Web Full Stack, Marketing Digital e Gestão de E-commerce e Marketplaces - 3h de aula semanais (aulas ao vivo ou gravadas), mais algumas horas para as disciplinas potencializadoras, como Inglês e Habilidades Socioprodutivas (cerca de 1h de conteúdo para cada por semana). Lembrando que além do tempo para assistir as aulas e conteúdo, é necessário reservar horas adicionais para a realização de tarefas.




Qual a carga horária total dos cursos e o que vou aprender?


- Soluções na Nuvem tem 480h de aula (formato bootcamp, 12 semanas com 40h de aula semanais). - Programação Web Full Stack tem uma carga horária de 108h no total. - Marketing Digital tem 54h no total. - Gestão de E-commerce e Marketplaces tem uma carga horária de 54h no total.




Quais são os dias e horários dos cursos?


- Soluções na Nuvem será realizado nos seguintes dias e horários: Domingos - das 9h às 17h Segundas, Terças, Quartas, Sextas - das 15h às 22h30 - Programação Web Full Stack, Marketing Digital e Gestão de E-commerce e Marketplaces: Os dias e horários dos cursos estão detalhados na página referente a cada especialização.




Por que preciso cursar inglês e habilidades socioprodutivas?


Em Campinho Digital entendemos que, para termos maiores possibilidades de inserção no mercado de trabalho digital, é necessário que os nossos alunos complementem as competências técnicas com estes dois caminhos.




Quais são as habilidades socioprodutivas?


Habilidades Socioprodutivas (ou soft skills) são aquelas que ajudam as pessoas a estabelecer relacionamentos harmoniosos entre si. Essas habilidades, necessárias para atuar no mercado de trabalho digital atual, incluem conteúdos de liderança, trabalho em equipe, comunicação, gestão do tempo, entre outras.




Caso tenha conhecimento anterior de inglês, devo estudar esse assunto?


Sim. Você fará um teste de nível de inglês e, de acordo com os resultados, receberá conteúdos de acordo com seu nível e vocabulário.




Posso fazer mais de 1 especialização?


Não. Você deve optar por uma especialização por semestre, entre Programação, Marketing Digital, Gestão de E-commerce e Marketplaces ou Soluções na Nuvem.




Não tenho computador, posso pegar emprestado?


O empréstimo estará sujeito à disponibilidade de equipamentos. E o empréstimo é cancelado imediatamente para os alunos que não estiverem em dia com as atividades do curso.




É necessário ter conhecimentos de programação, marketing digital, comércio eletrônico, nuvem, inglês ou habilidades interpessoais?


Não, não é necessário ter conhecimentos prévios em nenhuma destas áreas.




Posso entrar no Campinho Digital para aprender informática?


O Campinho Digital oferece cursos em habilidades digitais específicas, mas não em informática. Para fazer nossos cursos, é necessário que você tenha conhecimento prévio mínimo de informática (saiba mexer em e-mails, usar Google Drive, etc).




Os cursos estão abertos a alunos de todos os níveis econômicos e sociais?


Eles são apenas para pessoas que NÃO PODEM arcar com o custo de um treinamento em um instituto particular.




Se eu não residir em uma zona onde há inscrição aberta, posso aplicar no mesmo?


Sim, pode, mas a sua admissão estará sujeita às vagas disponíveis atribuídas na sua área de residência.




Os cursos são pagos?


Os cursos são gratuitos para todos os alunos. O custo é assumido pelos nossos parceiros estratégicos e pedagógicos.




As vagas são limitadas?


Sim. Cada curso tem capacidade máxima de 40 alunos (podendo variar de acordo com o formato do curso, como por exemplo, bootcamp, que serão 60 alunos). O número de cursos que oferecemos também é limitado de acordo com áreas geográficas, regiões e temas.




Existe algum processo seletivo por qual devo passar? É obrigatório?


Sim. Depois de se inscrever, você terá que passar por um processo de admissão que consiste em uma série de exercícios em diferentes habilidades. Por fim, se você for selecionado, terá uma entrevista pessoal para se certificar de que entendeu tanto a estrutura do curso quanto a dedicação que ele implica. Por fim, a concessão ou não da bolsa será informada por e-mail.




Haverá certificados para aqueles que concluírem os cursos?


Sim. Nós concedemos uma certificação endossada por nossos parceiros pedagógicos: Google, Digital House, Cisco, IT Education. Este certificado não é oficialmente válido.




Como são realizados os cursos?


São ministrados 100% virtuais, por meio de aulas presenciais e por professores especializados. Há também conteúdos e trabalhos práticos que você deve acessar na sala de aula virtual. Você também pode acessar as gravações das aulas ministradas ao vivo.




Qual o % de presença devo ter durante o curso todo para me certificar?


É necessário estar presente em 75% das aulas ao vivo.




Vocês tem uma área de empregabilidade?


Sim. Temos uma área chamada Compromisso Digital, a partir da qual ajudamos os formandos a conseguirem as primeiras contratações e empregos. Colocamos o aluno em contato com diferentes empresas e organizações que requerem perfis e serviços digitais. Também divulgamos oportunidades de emprego e pesquisas para nossos alunos avançados.




Quais minhas responsabilidades como aluno?


O aluno deve entender que a bolsa concedida no curso implica na sua dedicação aos estudos, participação nas aulas ao vivo, entrega de tarefas e trabalhos propostos, e comunicação com a equipe de profissionais da Campinho, sempre que preciso.




Como posso me inscrever?


1. Clique na opção "Quero me inscrever", no curso desejado, e preencha o formulário com seus dados pessoais. 2. Na sequência, um e-mail será enviado à você confirmando a pré-inscrição (verifique em sua pasta de spam, caso não receba), mas ainda será necessário concluir as etapas do processo seletivo para concorrer à bolsa. 3. Acesse a plataforma do Campinho Digital (plataforma.campinhodigital.org), lembrando que em seu primeiro acesso a sua senha é seu CPF (sem ponto ou traço). 4. Assim que acessar pela primeira vez, será solicitada a alteração da senha, por uma nova e mais segura. 5. Você visualizará 6 etapas do processo seletivo. Clique sobre cada uma delas e responda aos formulários, lembrando que é necessário completar todos os passos. 6. Pronto! Aguarde até à data próxima ao início do curso. Se for selecionado, entraremos em contato com você.